Programa une parceria dos governos federal e estadual, além de entidades ligadas à área de CTI
Primeira ação do Pacto Goiás pela Inovação que sai do papel e começa a rodar em todo o Estado, o programa AceleraGO powered by InovAtiva será lançado nesta quinta-feira (10/08/23), às 15h, no HUB Goiás. A iniciativa, uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), visa selecionar até 25 projetos inovadores do ecossistema goiano que estejam nas fases de criação ou ideação.
As inscrições foram abertas no último dia 7 de agosto e podem ser feitas até 6 de setembro no site: https://www.inovativa.online/powered-by/acelerago/. Os selecionados poderão contar, durante 10 semanas, com diversos tipos de capacitação e mentorias voltadas ao mundo do empreendedorismo e inovação, e ainda terão a oportunidade de apresentar o negócio para investidores, parceiros e potenciais clientes.
O programa conta com suporte da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), e ainda tem o apoio metodológico da Fundação Wadhwani.
Pacto Goiás pela Inovação
O movimento, lançado em 22 de março de 2023 e que reúne diversas entidades e coletivos, tem o objetivo de desenvolver a economia do Estado por meio de ações cadenciadas e concatenadas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
O estilo de governança é baseado no modelo desenvolvido pelo doutor em Ecossistema de Inovação, o espanhol Josep Piqué, que divide a responsabilidade do fomento à área em quatro hélices: governos, universidades, empresas e sociedade civil organizada. O Pacto Goiás conta com um Conselho Gestor formado por 15 entidades. Em uma dessas reuniões do colegiado, no dia 5 de julho de 2023, o programa Powered by InovAtiva foi apresentado e ficou definida a celebração de um acordo de cooperação técnica entre MDIC e Governo de Goiás para concretização do projeto.
Fonte: Secretaria Executiva Pacto Goiás pela Inovação