Agentes do Goiás pela Inovação definem primeiros temas de projetos

29/05/2023

| Tecnologia | PactoGoiásPelaInovação | Plenário | Inteligência Artificial

 

Deliberação ocorreu durante primeira reunião plenária do movimento, realizada na sede da Fecomércio

 

inovacao no interior

 

Três projetos já começaram a ser desenvolvidos pelos agentes do Pacto Goiás pela Inovação durante a primeira reunião plenária do colegiado, realizada nesta segunda-feira (29/5), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio). Os temas referem-se à Inteligência Artificial (IA), inovação no interior, e agenda tecnológica.

Conduzido pelo coordenador e vice-coordenador do pacto, respectivamente José Frederico Lyra Netto (secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) e Marco Chaul (vice-presidente da Fecomércio), o encontro também teve o objetivo de apresentar os eixos, macrodesafios e site do movimento.

O plenário também referendou a indicação da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás, como uma das signatárias do Pacto. A próxima reunião está marcada para o dia 28 de agosto. Informações sobre horário e local em breve.

Saiba mais
O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado em 22 de março de 2023, baseado em um modelo de sucesso já experimentado em Barcelona, além de desenvolvido também no Estado de Santa Catarina e no município de Porto Alegre. Foi criado por um dos principais especialistas mundiais em inovação, o espanhol Josep Piqué e, em Goiás, já conta com quase 70 signatários.

De acordo com o metamodelo de Piqué, o movimento goiano trabalha sob o fundamento de quatro eixos: conhecimento e talentos; capital e atração de investimentos; infraestrutura; redes e colaboração.

Já os macrodesafios adotados, que nortearão os projetos a serem desenvolvidos, são os seguintes:informação; inovação; internacionalização; investimento; talento; território; setores; sociedade; rede de ambientes de inovação e rede internacional.

Fonte: Secretaria Executiva - Pacto Goiás pela Inovação