Quase 70 signatários estão aptos a propor e debater propostas para estimular desenvolvimento do Estado
Com a meta de fomentar as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Estado de Goiás, o movimento voluntário criado em março deste ano, e que reúne a chamada quádrupla hélice (governos, universidades, empresários e sociedade civil organizada), realiza, nesta segunda-feira (29/5), sua primeira reunião plenária.
O encontro, que começa às 8h30 e se estende até as 12h, será na sede de uma das entidades integrantes do Conselho Gestor do Pacto Goiás pela Inovação, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), localizada na Avenida 136, no Setor Marista.
A programação inclui um café da manhã com networking, seguido de apresentações, debates de projetos de CTI, e aprovação dos macrodesafios que vão nortear a política que visa fazer de Goiás referência nacional e internacional da área.
O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado em 22 de março de 2023, baseado em um modelo de sucesso já experimentado em Barcelona, além de desenvolvido também no Estado de Santa Catarina e no município de Porto Alegre. Foi criado por um dos principais especialistas mundiais em inovação, o espanhol Josep Piqué e, em Goiás, já conta com quase 70 signatários.
A estrutura organizacional do movimento tem os seguintes componentes: Plenário, Conselho Gestor, Comitê Assessor, Grupos de Trabalho, Secretaria Executiva e Comunicação. As reuniões do Conselho Gestor ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês. Já as plenárias ordinárias têm periodicidade trimestral, com o agendamento marcado para as últimas segundas-feiras de cada mês.
São 15 as entidades que compõem o Conselho Gestor: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); universidades Federal de Goiás (UFG), Estadual de Goiás (UEG), PUC Goiás, Instituto Federal de Goiás (IFG Goiás) e IF Goiano; além da Fecomércio; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial); Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seção Goiás; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); além de um representante de startup goiana.
Fonte: Carla Lacerda / Secretaria Executiva - Pacto Goiás pela Inovação