Propostas contempladas são do IFG e da UFG, instituições que fazem parte do Pacto Goiás pela Inovação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram o resultado da chamada pública para feiras e mostras científicas lançada em setembro de 2023. Dos 59 projetos selecionados na linha municipal, três são de proponentes de Goiás e receberão, no máximo, R$ 80 mil cada, sendo dois aprovados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e um da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O objetivo da iniciativa é apoiar propostas nos temas da equidade étnico-racial e de gênero, em âmbito nacional, estadual e municipal. O MCTI investirá R$ 8 milhões na ação. O resultado está disponível no site do CNPq.
“Queremos promover, valorizar, sensibilizar e conscientizar as pessoas para os 20 anos da Lei nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial de Educação a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e também para os 15 anos da Lei no 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio”, lembra o secretário de Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.
Desde 2010, o CNPq apoia a chamada de feiras e mostras científicas, a qual tem se mostrado uma estratégia de impacto positivo para a popularização da ciência, unindo professores e alunos na produção do conhecimento, no compartilhamento de informações e na incorporação de atitudes de investigação científica.
Fonte: Secretaria Executiva Pacto Goiás pela Inovação, com informações do MCTI
Foto: Diego Galba